terça-feira, 15 de junho de 2010

Projeto Sombra - Integrando diversos setores

Um abastecedor de fabricação acompanhando a rotina diária de um assistente de contas a pagar. Um técnico de segurança do trabalho conhecendo o dia-a-dia de um especialista de serviços ao cliente. Um mecânico de manutenção vendo de perto as atividades de um engenheiro de processo. Na maioria das empresas, cenas de como essas - onde pessoas de setores diferentes podem interagir - seriam pouco prováves. Contudo, na Owens Corning isso é uma constante: os funcionários têm a oportunidade de saber como colegas de outros setores realizam seus trabalhos.
Isso só tem sido possível porque a empresa implementou, em março de 2002, o Projeto Sombra - uma iniciativa que tem o objetivo de proporcionar a integração entre funcionários de diversas áreas e culturas, bem como ampliar o campo de visão dos profissionais. A Owens Corning é uma indústria de vidro, tem sede localizada em São Paulo e fábrica no interior, na cidade de Rio Claro. Atualmente, conta com cerca 520 profissionais.
À disposição de todos os colaboradores da organização, na prática o Projeto Sombra funciona quando um funcionário mostra interesse em conhecer as atividades de outro setor. Nesse caso, o interessado realiza sua inscrição junto à área de Recursos Humanos que, juntamente com a liderança do profissional, avalia a viabilidade da solicitação. Caso o pedido seja aprovado, o "Sombra" poderá participar do acompanhamento a outro setor em dias normais, desde que sua ausência seja compensada por outro funcionário ou, então, durante o período de sua folga e com pagamento de horas extras. O colaborador que participa do programa pode realizar várias atividades, desde que não sejam confidenciais e nem demandem muito tempo de instrução.
Vale ressaltar que cabe à liderança da área, que irá receber o "Sombra", designar o funcionário que irá acompanhar o participante do programa. O instrutor, por sua vez, deverá saber previamente quais as atividades que poderá ou não designar para o participante do programa executar, sendo que esses trabalhos propostos deverão ter a aprovação do líder da área anfitriã. Ao final do acompanhamento, o funcionário-sombra preencherá um relatório de avaliação, onde fornecerá o nome, cargo que exerce, bem como o nome do seu instrutor.
Além disso, ele irá atribuir conceitos "alto, médio, pequeno e baixo", sobre o incentivo à participação, os métodos que facilitaram seu aprendizado, se as atividades despertaram interesse profissional, duração do treinamento adequada, opinião sobre a responsabilidade do cargo que conheceu, esforço intelectual para realizar as atividades, observações gerais, entre outros.





Segundo Jorge Mulhall, gerente de RH da Owens Corning, além de ser uma ótima oportunidade para trabalhar a integração entre funcionários de diversos setores, o Projeto Sombra valoriza os cargos, melhora o clima organizacional e a comunicação interna, abre espaço para os talentos, estimulando o crescimento pessoal e profissional, já que os participantes podem obter subsídios importantes e úteis por ocasião de recrutamento interno. "No entanto, não devemos confundir esse projeto com os programas de especialização que são oferecidos pela empresa, através dos quais os funcionários recebem os treinamentos específicos para o desenvolvimento de sua função, ampliando o seu know-how e focando sua trajetória individual", complementa.
O gerente de RH também comenta que além de satisfazer a curiosidade do funcionário em relação a outras atividades desempenhadas dentro da empresa, o Projeto Sombra também tem servido para dar um pequeno suporte a algumas pessoas que desejam mudar de função. Nesse caso, o programa pode auxiliar o profissional a dar um rumo aos seus desejos de mudança, evitando, inclusive, até mesmo que a pessoa tome uma decisão precipitada em relação à carreira, além de facilitar a busca por caminhos alternativos. "Outra vantagem do Sombra reside no fato de ajudar o colaborador a eliminar o medo do desconhecido. Quantos profissionais, no mundo todo, recusam propostas de mudança e melhoria de emprego, simplesmente por desconhecerem a função?", indaga Mulhall.
Além de ter um longo alcance, já que envolve todas as áreas da empresa, o Projeto Sombra tem, ainda, outra vantagem que anima a Owens Corning: baixo investimento. O custo com a iniciativa refere-se apenas à cessão de uma camiseta e um boné personalizados ao participante e ao pagamento das horas extras, de 100%, uma vez que os funcionários normalmente participam da iniciativa em dia de folga. Para se ter uma idéia do investimento em cifras, por ano, a empresa emprega pouco mais de dois mil reais nessa iniciativa.
Os resultados do Projeto Sombra são mensurados através das transformações provocadas nos participantes. Vale ressaltar que, a cada ano o número de participantes tem aumentado. Em 2002, 36 funcionários ingressaram no programa; 68 em 2003 e 81 em 2004. "A iniciativa veio para mostrar ao colaborador que, ao vivenciar novas experiências, ele estará também visualizando oportunidades. Acreditamos que o ser humano valorizado, reconhecido e respeitado será um bom cidadão em casa e no trabalho. E é aí que as técnicas de incentivo estão à disposição para identificar, planejar e criar os meios para que os profissionais cumpram seus objetivos e se sintam plenamente recompensados, tendo maior segurança para enfrentar desafios", defende o gerente de RH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário