terça-feira, 15 de junho de 2010

Incentivo que integra e motiva



O convívio diário dentro de uma empresa nem sempre é fácil, já que uma mesma equipe poder reunir pessoas com peculiaridades e personalidades totalmente diferentes. Cada um tem a sua forma de ver o mundo e de enfrentar as situações que o cercam. Mas, para que esses profissionais realmente formem uma equipe é preciso que seus membros estejam interligados e formem um único organismo vivo, caso contrário os conflitos aparecerão cedo ou tarde, inclusive, afetando o andamento das atividades e comprometendo a missão e os valores organizacionais. Para resolver essa questão ou mesmo evitar que os colaboradores atuem de forma desordenada, geralmente, as empresas investem em programas de integração e cada uma desenvolve seu programa de acordo com seu perfil.
Isso foi o que aconteceu com a Cadmus, que adotou uma forma diferenciada de integrar seus funcionários e implantou, em 2005, o PIC - Programa de Incentivo Cadmus. Como atua com terceirização para a área de Tecnologia da Informação, a maioria dos colaboradores são alocados em clientes para que possam participar dos projetos desenvolvidos pela companhia. Resultado: esses profissionais têm pouco contato tanto com a Cadmus quanto com outras pessoas que atuam na organização.
Fundada em 1995, com matriz em São Paulo e unidades em Sorocaba e Campinas (SP), a Cadmus iniciou sua atuação como empresa de terceirização de profissionais na área de Tecnologia da Informação. Em 2004, incorporou a Fuzzy, empresa especializada em soluções Web, consolidando sua oferta de produtos e serviços. Hoje, com onze anos de atividades, oferece ao mercado nacional e internacional uma ampla gama de serviços distribuídos em duas divisões: Cadmus Soluções, especializada em terceirização e Cadmus Services, esta última composta de quatro unidades de negócios: Portal Services, Fábrica de Software, Framework e Permission - unidade de soluções para relacionamento digital. Possui cerca de 500 profissionais e encerrou 2005 com faturamento de 32 milhões de reais, um crescimento de 40% em relação ao ano anterior. Para 2006, a expectativa da empresa é de atingir faturamento de 42 milhões de reais.
De acordo com Rogério Milanez, diretor da Cadmus, além de ter o objetivo de integrar os colaboradores, o PIC também visa proporcionar uma melhor qualidade de vida para os participantes. "Investir em um programa que beneficie os colaboradores com qualidade de vida é uma forma menos fria do que dar um prêmio em dinheiro", complementa. Na prática, o PIC está estruturado em duas campanhas.
A primeira delas compreende a Campanha da Indicação, onde funcionários podem indicar um profissional para ser contratado pela empresa. Para participar dessa iniciativa, o colaborador deve fazer uma indicação através do site da Cadmus, que possui uma seção exclusiva para o PIC. O currículo da pessoa deve ser encaminhado e o profissional deverá atender ao perfil que está sendo procurado na vaga aberta pela organização. Vale ressaltar que enquanto a pessoa indicada passa por um processo de seleção, todas as etapas são comunicadas aos indicadores e, dessa forma, eles podem acompanhar todo o processo, compreender, visualizar e valorizar a seriedade do programa.
Caso o indicado seja aprovado no processo e contratado, o funcionário que o apresentou à empresa receberá uma pontuação. Para cada vaga fechada com a indicação, o participante do PIC ganha 150 pontos. "Cada ponto Cadmus equivale a um real", diz Milanez, ao acrescentar que o colaborador premiado recebe um e-mail da área de RH formalizando a premiação.
As pontuações recebidas através da Campanha de Indicação são revertidas em qualidade de vida. Ou seja, o colaborador pode trocar os pontos para ir a restaurantes, teatro, cinema, academia de ginástica, parques, shows, spa e viagens. O funcionário faz o investimento, envia a nota fiscal para a Cadmus e a empresa efetua o reembolso em sua conta, em até cinco dias úteis. Os resultados dessa prática têm sido bem positivos para a Cadmus. Para se ter uma idéia, o número de indicações partiu de zero para 211, no primeiro mês, e hoje mantém uma média de 50 indicações/mês, porém, com um nível de melhor qualidade.
"Mais de 50 colaboradores já foram beneficiados pela Campanha de Indicação", comenta Milanez, ao salientar que esse trabalho está ajudando a empresa a agilizar o processo de contratação e a encontrar profissionais mais qualificados. Em média, são contratados cerca de cinco indicados por mês e o tempo gasto para a contratação chega a ser 40% menor quando os colaboradores apresentam alguém.
Além das indicações para a contratação de profissionais, o PIC possui uma segunda campanha chamada Comunidade Interativa Cadmus - uma rede de relacionamento virtual destinada aos colaboradores da empresa e composta por comunidades voltadas para a discussão de temas como tecnologia, projetos, dificuldades, dúvidas, cases, treinamentos, entre outros. Ao todo são cinco comunidades: Net, Java (linguagens de programação), Microsoft SQL Server, Oracle (banco de dados) e Metodologia. Nessas comunidades virtuais, existe a figura de um mediador que propõe temas, avalia o nível das respostas dos participantes e mantém a rede viva. Qualquer funcionário pode participar dessa campanha, sendo que a pontuação é oferecida para aquele que realizar a mediação das comunidades.
A Comunidade Interativa Cadmus premia da mesma forma que a Campanha da Indicação - os beneficiados devem trocar seus pontos por atividades que levam à melhoria da qualidade de vida. Ganha 150 pontos quem participar como mediador de cada comunidade, por um período de três meses. "Nosso objetivo é atrelar o trabalho ao lazer e à qualidade de vida, coisa que muitas empresas do nosso segmento estão abrindo mão. Além disso, oferecer bons momentos para os nossos funcionários é uma forma de mantê-los satisfeitos com a empresa, o que colabora com a manutenção da produtividade", finaliza Rogério Milanez.

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