terça-feira, 15 de junho de 2010

Integração admissional é diferencial competitivo



Define-se integração admissional a adaptação do novo colaborador em uma organização, a que, para ele é um novo e diferente ambiente de trabalho. Todos nós sabemos que devemos nos adaptar às mudanças, mas sabemos também que a mudança, mesmo as que deveriam ser positivas, nos trazem medos, do que ainda não se conhece ou do que não se sabe fazer. A situação da admissão no meio organizacional é um exemplo de mudança positiva ao novo colaborador, porém é inevitável que o mesmo sofra o temor da tão grande novidade que é o novo cenário de trabalho.
A integração admissional não só visa amenizar o receio do desconhecido ao novo colaborador, mas também visa dar todo o conhecimento sobre a organização. Entre eles estão: histórico e visão da organização, missão e até os processos de trabalho que atingirão o novo funcionário em suas atividades direta e indiretamente.
Falhas freqüentes na gestão da integração admissional - Sabemos que um colaborador alinhado com a visão, missão e valores da organização pode trazer muito mais produtividade em suas atividades e conseqüentemente a toda empresa. Partindo desse ponto de vista, a missão, visão e valores éticos esclarecidos aos funcionários devem ser fatores muito prezados para a Gestão de Pessoas.
Quanto mais remadores de um mesmo barco remam para o mesmo lado, mais viável fica o destino correto deste meio de transporte. Da mesma forma é a organização em relação aos seus colaboradores. Quando todos estão com a mesma vontade, "motivo de fazer" e mesma motivação, a organização está no caminho para chegar aos bons resultados. E devemos lembrar que estes fatores que levam a organização aos bons resultados são produzidos por iniciativas da própria empresa e uma das ferramentas é a gestão da integração admissional.
A exposição da corporação para um novo colaborador não está relacionada ao marketing interno. A integração deve ter como base informações fieis ao que realmente é a organização em todos os aspectos, entre eles: clima organizacional; processos internos de trabalho; cultura organizacional e valores da organização que são, de fato, conservados pelos funcionários. Caso as informações divulgadas na integração não sejam fieis, a empresa e sua Gestão de Pessoas estarão propiciando uma contradição.
Um suposto exemplo é o fato de o colaborador ser informado na integração que a questão do horário é muito prezada pela organização, porém quando este inicia suas atividades nota que a atual equipe não preza este ponto tanto assim. No suposto exemplo, como fica a imagem da organização na visão do colaborador quando esta diz uma coisa irreal logo na admissão?
Definimos então, que a empresa é mais confiável na visão do funcionário, quando prega somente o que vive do que quando a base da integração é o marketing interno da organização que também deve existir.
Antecedentes da integração admissional - Como vimos acima, é muito importante que a companhia, quando for gerir e formular a integração, não se baseie em informações irreais e sim em coisas que realmente acontecem naquela organização. Porém muitas vezes a organização não tem em mãos as suas próprias características formadas ou formalizadas.
O primeiro passo na gestão da integração admissional é o relato do histórico, dos valores, da visão e missão. A gestão destes itens é muito importante para a gestão da integração e pode não ser muito fácil. Mas o estágio que realmente dará trabalho será a integração das ideias tão conceituais da alta administração com o cotidiano dos colaboradores.
Depois disso, é relevante o envolvimento da equipe. A seleção dos novos colaboradores deve estar alinhada com a gestão da integração admissional. Algumas das características dos candidatos deverão ser baseadas na visão da organização. A boa gestão da integração admissional é diferencial competitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário