sexta-feira, 21 de maio de 2010

A equipe deste blog!

Turma de Pedagogia - Unisant´Anna
Adriana, Ana Cláudia, Graciele, Isis, Regina, Vanessa e Viviane.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Lições de Pedagogia Empresarial

http://www.scribd.com/full/3183879?access_key=key-2hbof27xap9jfjbf5wj6

Profissional de Sucesso


Os educadores formados em Pedagogia são capacitados para implantar projetos pedagógicos e gerenciar instituições educacionais. Mas a profissão vai além do domínio de métodos e técnicas. O pedagogo deverá se comprometer com um projeto de sociedade. Cabe a ele intervir na realidade social e investir na formação de jovens conscientes e dotados de senso crítico.

Características do profissional: Gosto pelo estudo, capacidade de comunicação, sensibilidade social, idealismo, criatividade, dinamismo, paciência, facilidade em transmitir idéias e saber trabalhar em equipe.

O Perfil do Pedagogo - acesse o link do video

http://www.youtube.com/watch?v=MD1-9tcYhwY

Acredito que a Pedagogia e a Empresa fazem um casamento perfeito!


Ambas têm o mesmo objetivo em relação às pessoas, especialmente nos tempos atuais.
• Uma Empresa sempre é a associação de pessoas, para explorar uma atividade com objetivo definido, liderada pelo Empresário, pessoa empreendedora, que dirige e lidera a atividade com o fim de atingir ideais e objetivos também definidos.
• A Pedagogia é a ciência que estuda e aplica doutrinas e princípios visando um programa de ação em relação à formação, aperfeiçoamento e estímulo de todas as faculdades da personalidade das pessoas, de acordo com ideais e objetivos definidos. A Pedagogia também faz o estudo dos ideais e dos meios mais eficazes para realizá-los, de acordo com uma determinada concepção de vida.
Vejam, tanto a Empresa como a Pedagogia agem em direção a realização de ideais e objetivos definidos, no trabalho de provocar mudanças no comportamento das pessoas. Esse processo de mudança provocada, no comportamento das pessoas em direção a um objetivo, chama-se aprendizagem. E aprendizagem é a especialidade da Pedagogia e do Pedagogo.
Para a Empresa conseguir as mudanças desejadas no comportamento das pessoas, os meios utilizados têm que ser adequados aos seus objetivos e ideais.

sábado, 15 de maio de 2010

Atuação do pedagogo na empresa

 A atuação do pedagogo na empresa, ainda é algo escorregadio a muitos pedagogos, que muitas vezes ao terminar o curso de pedagogia se pergunta: O que vou fazer em uma empresa? Deve-se saber que ela vai além de mera aplicação de técnicas aprendidas durante a graduação que visa estabelecer políticas. Sua atuação neste ambiente será sobre as pessoas que fazem as instituições e empresas de todos os tipos, portes e áreas, tais como: indústrias, construção civil, órgãos municipais, estaduais e federais, escolas, hotéis, ONGs, instituições de capacitação profissional e assessorias de empresas. O Pedagogo Empresarial deverá ter o domínio de conhecimentos, técnicas e práticas que, somadas à experiência dos profissionais de outras áreas, constituem instrumentos importantes para atuação na gestão de pessoas: coordenando equipe multidisciplinares no desenvolvimento de projetos; evidenciando formas educacionais para aprendizagem organizacional significativa e sustentável; gerando mudanças culturais no ambiente de trabalho; na definição de políticas voltadas ao desenvolvimento humano permanente; prestando consultoria interna relacionada à educação e desenvolvimento das pessoas nas organizações.
 Uma questão importante para a formação e a atuação do Pedagogo Empresarial diz respeito ao entendimento dos comportamentos humanos no contexto organizacional, tendo em vista que toda sua atuação está pautada na dimensão humana. As políticas de Recursos Humanos, por si só, não garantem mudanças ou comprometimentos mais ou menos efetivos; tem no elemento humano o seu ponto-chave. A maneira de agir desse novo profissional precisa ocorrer de forma relacionada e cooperativa com a dos outros profissionais de gestão
 O pedagogo deverá ser um profissional capacitado para lidar com fatos e situações diferentes da prática educativa em vários segmentos sociais e profissionais, que a sua ação seja holística, deverá ser além da relação de poder. Com estas atitudes ele será capaz aos poucos de romper o conceito de que só poderia atuar em uma instituição de ensino.

 Além de uma visão humanística, pode-se dizer que, dentro de uma organização, o papel do pedagogo também tem seu lado específico, ou seja, ele planeja, coordena, executa e avalia programas e projetos educacionais dentro da empresa O pedagogo acompanhará todo o desenvolvimento do funcionário, ou seja, o seu desempenho, direcionando-o para o caminho que este devera seguir dentro da empresa, facilitando, enquanto agente provocador de mudança de mentalidade e de cultura. Sua capacidade em lidar com a comunicação e com a aprendizagem faz com que ele conduza as pessoas e direcione suas verdadeiras funções, não implicando a mudança de seu comportamento, mas ajudando o funcionário a descobrir seu verdadeiro potencial, para que possa desempenhar sua função de acordo com as necessidades de cada organização.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Pedagogo Empresarial - gestor das relações humanas


O Pedagogo Empresarial é um “gestor das relações humanas”, e está intimamente ligado às ações de aprendizagem. E conseqüentemente relacionado quanto às mudanças de comportamentos, pois, não basta apenas apreender o conhecimento, mas deve-se praticá-lo. O ser humano deve ser capaz de conhecer suas limitações para poder superá-las frente aos novos desafios. Ainda nesta perspectiva, a aprendizagem também está ligada ao planejamento aos objetivos a serem alcançados num dado momento.

terça-feira, 11 de maio de 2010

O que é Pedagogia Empresarial?


Pedagogia Empresarial designa as atividades de estímulo ao desenvolvimento profissional e pessoal realizadas dentro das empresas.


É a ciência que estuda e aplica doutrinas e princípios visando um programa de ação em relação à formação, aperfeiçoamento e estímulo de todas as faculdades da personalidade das pessoas, de acordo com ideais e objetivos definidos.


Tanto a Empresa como a Pedagogia agem em direção à realização de ideais e objetivos definidos, no trabalho de provocar mudanças no comportamento das pessoas. Esse processo de mudanla provocada, no comportamento das pessoas em direção a um objetivo, chama-se aprendizagem e a aprendizagem é a especialidade da Pedagogia e do Pedagogo.

Video de Pedagogia Empresarial

Olá, estou colocando um video sobre Pedagogia Empresarial. Vale a pena ver!


http://videolog.uol.com.br/video.php?id=473584

Até mais.

Sejam bem vindos!


Este blog foi criado com o objetivo de compartilhar informações sobre a Pedagogia Empresarial.